Há quem diga que nada substitui a experiência de pegar no produto ao vivo, há quem defenda que comprar através da Internet é mais fácil e cómodo, e há quem se fique pelo meio-termo: umas compras em comércio electrónico e outras no comércio tradicional. No fundo, ninguém se incomoda com esta dupla face da venda pois afinal de contas as pessoas são diferentes e gostos não se discutem.

Mas alguma vez se perguntou o porquê do comércio electrónico não parar de crescer e o porquê das grandes lojas estarem, cada vez mais, a complementar o comércio tradicional com grandes apostas em lojas online? Exacto… com a correria e a falta de tempo que temos hoje em dia, deixamos de fazer aquilo de que mais gostamos como estar com a família, ir ao ginásio, ir jantar fora… para fazer aquelas tarefas rotineiras como ir às compras porque preciso de carne ou peixe ou, porque tenho um evento de última hora ou fui chamada a uma entrevista de emprego e não tenho o que vestir. Já dizia o ditado que tempo é dinheiro e por isso, cada vez mais os consumidores optam por comprar online onde as vantagens são evidentes:

1) Horário de atendimento

A loja online está aberta e os produtos disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, aos feriados e finais de semana, sem custo adicional. Para a maioria dos estabelecimentos físicos, funcionar além do horário comercial, requer pagamento de horas extra aos funcionários. No caso das lojas online, estas não têm que respeitar nenhum horário pré-aprovado e a compra depende exclusivamente da disponibilidade do consumidor.

 

2) Deslocação

Pegar no carro, apanhar trânsito, encontrar um lugar para estacionar… e ainda antes de começar a comprar já está saturada de ali estar, nunca lhe aconteceu? Comparativamente, para comprar online o cliente necessita  apenas de um equipamento com acesso à Internet (computador, tablet ou smartphone), abrir um novo separador no browser e começar a navegar.

 

3) Compra directa

As lojas online oferecem menus inteligentes que lhe permitem navegar facilmente em direcção ao que pretende. E, se nem quiser ir por aí, ainda há caminhos mais fáceis: basta escrever o nome do que se quer e carregar no ícone da “lupa” assim que entra na homepage de um site. Sem atrito, sem cansaço, sem aquele vendedor a perguntar insistentemente “posso ajudar?”; procura e encontra exactamente o que quer sem ter de percorrer corredores de coisas nas quais não está interessada, ou pior, correr o risco de ir até à loja só para descobrir que afinal não têm o que procura…

 

4) Informação sobre o produto

Uma loja online tem a vantagem de poder apresentar inúmeras informações sobre o produto, como marca, modelo, tamanho, dimensões, tecido, cuidados a ter, fotos de qualidade, vídeos explicativos, preço, portes e tempo de entrega. Tudo isto, sem contar que também pode e deve consultar todos os comentários e avaliações de outros consumidores que adquiram aquele mesmo produto.

 

5) Sem compras por impulso

Quantas vezes já a aconselharam a não ir às compras quando está com fome para não encher o carro com gulodices? Com todas as outras compras acontece o mesmo: vê, experimenta, gosta e compra! Quando cede à tentação enche o carrinho mas quando compra online está tudo sob controle, só entra no seu carrinho exactamente o que pretende. E, no final, não há olhares de censura se, por acaso, quiser retirar algo do carrinho à última hora.

 

6) Sem filas

Para efectuar o pagamento tem, inevitavelmente, de aguardar numa fila de pessoas agitadas, cansadas ou sem paciência, sem falar de que está em pé e à espera, e por vezes ainda tem de deixar passar alguém à frente porque é bem-educada e uma cidadã cumpridora. Simpatias à parte, é sempre melhor quando não tem de encarar uma fila e você é sempre a primeira. Sente-se confortavelmente no seu sofá com o seu telemóvel ou tablet enquanto assiste à sua série de TV favorita ou até numa esplanada a apanhar sol, faça as suas compras e receba-as em casa. Aproveite o seu precioso tempo!

 

7) Embalagens e Sacos

Por falar em receber… nada é melhor do que receber o que comprámos na comodidade da nossa casa ou do nosso trabalho. Entregas seguras, rápidas e eficientes sem ter de carregar os sacos da loja para o carro e do carro para casa.  E já que falamos em sacos, nas loja físicas um simples saco de plástico é suficiente para transportar o artigo não querendo com isto dizer que seja o mais indicado, ecológico e muito menos o mais seguro: quantas vezes já foi às compras e rompeu o saco de plástico ou rasgou o saco de papel? Ao efectuar as suas compras numa loja online, torna-se premente que a embalagem respeite vários parâmetros, porque devido ao transporte há necessidade de acomodar convenientemente o seu artigo.

 

8) Poupança

As lojas física têm custos operacionais muito mais elevados que as lojas online, portanto é natural que os valores que praticam sejam mais elevados pois têm de vender mais caro para manter a margem de lucro. Por sua vez, a compra em loja online tem uma vantagem que nenhuma outra experiência de compra possibilita: oferece-lhe uma comparação do melhor artigo ao melhor preço à distância de um click e sem sair de casa. Permite-lhe poupar na carteira, descobrir quais as melhores promoções em tempo real e poupar o ambiente, com todo o combustível que não queima ao correr todas as lojas em busca do melhor preço.

 

E agora, ainda tem dúvidas entre comprar online ou numa loja física?