A primeira vez que se compra roupa online (ou pelo menos a primeira vez que se compra numa nova loja online) é sempre um motivo de stress. E se a peça não chega? E se estou a comprar o tamanho errado? E se o padrão é diferente do que aparece na imagem ou não me fica bem? Enfim… muitas são dúvidas que nos surgem logo à partida.

Contudo, se considerarmos as vantagens da compra online o stress de que fomos alvo poderá cair por terra. Eis as principais vantagens:

  1. Ser cómodo e confortável;
  2. Possibilidade de pesquisar e acompanhar preços;
  3. Maior variedade de artigos do que em lojas físicas;
  4. Peças diferentes e originais.

Veja as dicas que a seguir lhe deixamos para que a sua compra online corra da melhor forma possível:

 

1. Tire as suas medidas

Sites bons e fiáveis de compra de vestuário online têm uma tabela padrão para que possa descobrir qual é o seu tamanho. Tudo o que tem de fazer é pegar numa fita métrica e medir busto (1), cintura (2) e ancas (3).

 

2. Na dúvida compre o número acima

Se apenas uma das medidas for superior ao indicado, compre o número acima.

Por exemplo, uma mulher tem as seguintes medidas:

BUSTO: 97 cm    |     CINTURA: 74 cm     |     ANCAS: 103 cm

E a tabela padrão diz o seguinte:

TAMANHO34
363840424446
XXSXSSMLXLXXL
Peito (cm)Até 80.580.6 - 8384 - 8889 - 9394 - 9899 - 103104 - 108
Cintura (cm)Até 62.562.5 - 6566 - 7071 - 7576 - 8081 - 8586 - 90
Ancas (cm)Até 87.587.6 - 9091 - 9596 - 100101 - 105106 -110111 - 115

 

Esta senhora tem as medidas de um número 40 para o busto e cintura mas nas ancas é um 42 (de 101 até 105 cm de medida), devendo por isto optar pelo número 42.

Acontece que os corpos femininos não são todos iguais e tratando-se de pronto-moda é normal que por vezes exista a necessidade de ajuste (subir bainhas, apertar, diminuir o decote…) como acontece aliás, com qualquer outra peça comprada numa loja física.

 

3. Procure conhecer a marca

É bastante importante conhecer a origem da marca que está a adquirir pois as medidas de confecção são adequadas à população do país de origem. Por exemplo, nas lojas online chinesas como a Sammydress e Sheinside os tamanhos são sempre pequenos pois a mulher chinesa é, por norma, mais estreita e mais baixa.

Em contrapartida e no nosso caso, tratando-se a Little Mistress de uma marca inglesa os tamanhos são grandes pois a mulher inglesa é geralmente mais alta e mais larga que a portuguesa. Portanto, se costuma usar um 36 ou um 38 dependendo dos modelos, para as nossas colecções Little Mistress e Girls on Film será certamente o 36, enquanto para a nossa colecção de vestidos justos e cintados Paper Dolls já será o 38.

 

4. Analise a peça

Tente obter o máximo de informação sobre a peça: tecido, cor, corte, comprimento, existência ou ausência de forro, cuidados a ter com a lavagem e secagem da peça, tamanho exposto na fotografia; percorra todas as fotografias que são apresentadas vendo-a de todos os ângulos e, se possível, aumente a imagem para analisar os detalhes da peça que despertou a sua atenção.

 

Se mesmo assim tiver alguma dúvida é boa política entrar em contacto com o site em questão: email, facebook, instagram, whatsapp… são tantas as possibilidades! Tratando-se de uma loja online o bom uso da tecnologia é ponto de honra e por certo terão o maior gosto em ajudá-la dando-lhe mais detalhes sobre a peça; seja com auxílio a mais fotografias ou recorrendo ao envio de um pequeno vídeo para esclarecer todas as suas dúvidas.

 

5. Consulte a Política de Trocas e Devoluções

Quem compra e vende online sabe que as trocas e devoluções dos produtos têm que ser obrigatoriamente fáceis, simples e sem aborrecimentos. É o valor a pagar pela falta de contacto com o produto antes da compra. Sendo assim, quando a peça chega a casa e após experimentar não gostou ou não serve, solicite uma troca ou o retorno do montante. Lojas online estão mais do que preparadas e habituadas a isto.

Um bom procedimento a seguir, contudo, é antes de efectuar a compra visitar aquela página que sabemos existir mas poucas vezes consultamos: os “Termos e Condições“. Lá encontrará tudo o que deve saber sobre trocas e devoluções, isto é, prazos a cumprir e condições em que a troca ou a devolução é aceite. Leu mas mesmo assim ficou com dúvidas? Pergunte, perguntar não ofende!

Vale a pena referir ainda que, para casos de litígio com empresas de comércio online, existem os chamados centros de arbitragem que são mediadores no apuramento de responsabilidades.

6. Pesquise preços

A palavra de ordem é “pesquisa“. Veja, reveja e informe-se de cupões e promoções. Inscreva-se em newsletters, associe-se a páginas no facebook e compare preços em sites especializados como o Kantokusta. Não se esqueça que uma das maiores vantagens das compras online é comprar artigos exclusivos sem perder de vista a carteira.

 

7. Valor dos Portes de Envio

Quantas vezes já lhe aconteceu optar por comprar online porque ficava mais em conta que comprar em loja física, mas ao chegar ao final da compra e somando o valor dos portes, fica exactamente ao mesmo preço ou mais caro? Pois… por isso deverá incluir sempre o valor dos portes na sua análise antes de avançar com a compra.

 

8. Atenção ao Prazo de Entrega

Tenha em atenção que muitos sites de vestuário são apenas mediadores, isto é, precisam de receber o montante do consumidor para comprar a um outro vendedor, demorando por isso 2 semanas ou mais para lhe entregar o produto.

Verifique, por exemplo, na página de FAQ’s (Frequently asked questions) o prazo de entrega para que saiba quando irá ter o seu artigo nas mãos.

 

 

9. Não ouse

Ninguém conhece melhor o seu corpo que você mesma. Por certo sabe exactamente quais os cortes que a favorecem e aqueles que não funcionam de todo, afinal não é o que faz quando vai a uma loja física?

Uma compra online caracteriza-se pelo conforto do sofá e pela segurança, não é boa altura para testar um novo decote ou uma nova cor, é altura de apostar em algo que tem a certeza de que lhe vai cair bem.

 

Esperamos que com estas dicas se sinta, a partir de agora, mais confiante para comprar online.

A sua carteira agradece e esteja certa de que o seu armário ficará invejável num curto prazo!