chiffon é um tecido fino, leve e detentor de uma certa transparência, podendo ser constituído por fibras naturais como a seda, ou por fibras sintéticas como o poliéster. As características mais marcantes do tecido são uma superfície irregular, um cair leve e o seu toque áspero.

Peças em Chiffon

Com a transparência em alta durante as últimas estações, o chiffon tem ganho destaque tanto em vestidos e saias, como em blusas e camisas. É bastante utilizado em vestidos de festa pois confere elegância e destaca a feminilidade de quem o usa.

Tratando-se de um tecido fino, com movimento e transparência, é absolutamente vital que as saias e os vestidos contenham forro num outro tecido.

O chiffon é muitas vezes utilizado para dar volume e criar camadas estratégicas; nestes casos o forro pode até ser descartado pois as próprias camadas encarregam-se de camuflar a transparência do tecido. Devido à sua transparência, é muitas vezes utilizado para fazer brincadeiras sobrepondo-o sobre outras peças como tops e, por vezes, até com bonitos soutiens.

Vantagens:

  1. Quando confeccionado em fibra sintética confere uma agradável sensação térmica em contacto com o corpo e evita odores;
  2. No caso da fibra natural como a seda, a sensação ao toque, a leveza e o conforto é admirável;
  3. Não amarrota com facilidade, sendo uma óptima opção para quem viaja frequentemente.

Cuidados:

  • Não deixar a peça de molho;
  • Lavar a frio;
  • Não secar numa máquina de secar;
  • Deixar enxugar à sombra;
  • Passar a ferro com um pano por cima e com o ferro no mínino;
  • Se a peça for em chiffon de seda a melhor opção é mesmo levá-la a uma lavandaria.

Ocasiões:

São óptimas aliadas no dia a dia, em viagem, ou para ocasiões especiais. Vejam as nossas sugestões: